Ontem voltei ao voluntariado, após quase 2 semanas de pausa forçada!
De manhã dei apoio à ginástica no Centro de Dia do Cercal. Agora já não posso falar de "meninas", porque finalmente temos um homem a participar nas atividades. Então estes "meninos" estão cada vez mais em forma! Hoje foi o dia de atividades com bastões. Ninguém reclama, ninguém diz que está cansado e quando se pára um pouco para conversar, podem não acreditar, mas há lá umas" meninas" que nem gostam de pausas. Depois do aquecimento, caminham ao longo da sala, realizam já diversos exercícios de pé e depois outros sentados.
Nota-se de semana para semana uma maior agilidade, maior capacidade de equilíbrio, melhor capacidade para realizar determinados movimentos em que de início ou manifestavam grande dificuldade ou nem conseguiam realizar e claro está uma maior resistência, que lhes permite a repetição dos vários exercícios.
De tarde, dirigi-me ao Lar de Colos, onde encontrei as "minhas meninas" também cheias de saudades. Disseram-me que tinham estado a falar, se eu iria ou não e a maioria apostou que sim.
Tal como lhes tinha prometido, levei o computador para lhes mostrar as fotografias que tenho ido tirando quando lá vou.
Seguidamente conversámos sobre as idas à praia, no tempo da sua juventude e elas foram-me contando as suas lembranças, no meio de risota e animação.
Depois propus-lhes a leitura de um conto do livro "Contos Tradicionais Portugueses" de Ana de Castro Osório. Escolhi "O Príncipe das Maçãs de Oiro", um conto cheio de magia e aventura, de que elas gostaram muito. Engraçado, porque elas vivem a história e quase se zangam quando acontece algo de mal ao "bom" e por vezes até libertam algum desabafo, quando as coisas não correm da melhor maneira e quando os "maus" se tramam, elas riem, batem palmas e fazem comentários, do género- bem feito... Muito interessante! Adoro e emociono-me.
A seguir veio o momento das cantigas, de que elas tanto gostam. Costumamos gravar, para ouvir depois e aí há sempre risota. Após o lanche li-lhes umas anedotas engraçadas e combinámos algumas coisas para irem pensando, para falarmos na próxima semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário