Na altura a Instituição disponha de uma animadora sociocultural e em conjunto desenvolvemos diversas atividades. O grupo era alargado e constituído por pessoas ativas e com agilidade. Realizámos diversos trabalhos manuais, com recurso à pintura, costura, bordado... fizemos algumas recolhas de património oral, tradições locais...
Comecei por ir 2 vezes por semana e acabei indo quase todos os dias. Criei laços de amizade que duram até hoje e aprofundei outros, porque muitas das "meninas" que lá estavam, eram conhecidas ou amigas da minha mãe.
Quando as aulas iniciaram, recebi uma turma de 1ºano e resolvi motivá-los a participar num projeto que envolvesse o Centro de Dia. Achei que ambos os lados ficariam a ganhar. As crianças levariam aos idosos a sua alegria e conhecimentos e eles partilhariam com elas o seu saber e o seu carinho. Com o apoio da animadora e da Instituição, tenho consciência que desenvolvemos um lindo projeto! Diria, um Doce Projeto!!!
Na primeira sessão, cada criança escolheu uma avó e mesmo fora da escola, quando se encontravam, elas chamavam-nas de avó. Também quis muito arranjar avôzinhos, mas... só mais tarde e para atividades esporádicas.
Nesse 1ºano houve partilhas de histórias, as avózinhas ajudaram as netas a fazer bonecas de trapo, que ficaram lindas e lá apareceram alguns avôzinhos para ensinar os rapazes a fazer os carrinhos, com latas de conserva, caricas e arame e para jogar ao dominó.
Este projeto manteve-se durante todo o percurso desta turma no 1ºciclo e todos os anos foram desenvolvidas atividades.
As avózinhas ensinaram danças de roda, o jogo dos jangros (com pedrinhas), histórias e tradições. As crianças por sua vez, tudo o que ensaiavam para as festas da escola, queriam ir fazer à Casa do Povo e sempre que possível, as avózinhas vinham à escola assistir às festinhas.
Julgo que este projeto conseguiu incutir nestas crianças o respeito pelos idosos, ensinou-os a valorizar o saber dos mais velhos, a desenvolver o gosto pela partilha e a serem solidários.
Dança de Roda
Jogo dos Jangros
2 comentários:
Muitos parabéns, é um trabalho muito bonito, tudo de bom e muita energia positiva para continuar.
Raquel Espiguinha
Obrigada minha amiga! Realmente é algo que me preenche. Um bjinho
Enviar um comentário