segunda-feira, 22 de maio de 2017

O Poder da Escrita

Desde que adquiri a competência da escrita que gosto de escrever.
Recordo as célebres Redacções que fazia na Escola Primária.... As que mais adorava, eram as que me permitiam criar personagens e aventuras...
Cresci a ouvir contar histórias, contadas pela minha avó e pela minha mãe.
Quando me permitiam libertar a imaginação, era difícil parar. Algumas vezes a minha professora passava e dizia : Luísa, já chega! 
Lembro-me de um dia inventar uma história com monstros, fadas e sei lá que mais. Recordo que estava tão empolgada, que não conseguia pôr-lhe fim. Sentia-me tão feliz...
Nesse dia a professora devia estar distraída e não me travou.... estiquei-me a mais que a conta.
Quando lha mostrei, abriu-me os olhos, mas começou a ler e à medida que ela sorria, o meu coraçãozinho saltitava de contente... 
Mais tarde, já no colégio, ainda me lancei, com umas amigas, na escrita de aventuras que imaginávamos, mas a carreira terminou depressa e já nem sei porquê.
Gostava de ter esses registos... 
No período mais duro da minha caminhada, foi a escrita que me salvou. Era nela que libertava a revolta,  a tristeza, a dor, a saudade... centenas de escritos onde aliviava o meu coração... Escrevia nas horas em que o sono não vinha.... quando a dor era demasiado grande para me caber no peito... nos momentos em que precisava de forças para me levantar e seguir viagem.... Quando precisava falar e não tinha quem me ouvisse... ou não queria incomodar outras pessoas... 
Hoje escrevo para partilhar experiências, descobertas, apenas com o intuito de ajudar quem, porventura se debata com lutas semelhantes às que travei um dia... 
Há anos fui dar a ler a palma da mão (coisas que nos dão na cabeça) e a pessoa perguntou-me se gostava de escrever. Fiquei surpreendida, porque julgo que não será uma questão comum neste tipo de actividade. Respondi-lhe que sim!
Disse-me então que a escrita tinha um papel importante na minha missão. Não queria dizer que fosse ser escritora, mas que via que a escrita ia ter uma função importante....
Talvez seja esta que lhe estou a dar...
E com tudo isto voltei a alongar-me nas palavras.... mas quando o coração começa a ditar...




Sem comentários: